Muitas vezes, em função de mudanças nos recursos de produção disponíveis no momento, faz-se necessário produzir com um roteiro alternativo (etapas de produção alternativas).
Imagine a situação onde uma máquina esteja em manutenção preventiva e esta máquina seja utilizada para a produção de determinada peça. Com este recurso de Roteiros Alternativos, é possível elencar etapas alternativas que evitem a utilização desta máquina e utilizem outra compatível em seu lugar.
Um outro exemplo seria o caso de um determinado produto/peça poder ser produzido tanto com recursos internos da produção quanto com recursos terceirizados. Neste caso também poderíamos já deixar configurados dois roteiros: um com recursos internos e outro com recursos externos.
Não há limites para o número de roteiros que podem ser cadastrados.
Quando determinada peça/produto tiver mais de um roteiro o SIGE, no momento do envio da OF para produção, irá automaticamente perguntar qual roteiro utilizar.
O nome do roteiro pode ser livremente escolhido. No exemplo abaixo, o nome dos três roteiros definidos se refere à linha de produção utilizada.
Quando há mais de um roteiro definido, pode-se escolher qual será o roteiro padrão (indicado com um (P) antes do nome). Um roteiro somente poderá ser eliminado caso nunca tenha sido utilizado em uma OF. Caso já tenha sido utilizado, o roteiro pode ser inativado (indicado com um * antes do nome).
É bastante simples e prático.
Deixe o SIGE facilitar seu processo produtivo.
Um abraço,