chamado@voidcaz.com.br+55 48 4042-2293 facebooktwitter

logo

publicado em:11/08/20 5:51 PM por: Cleiton Zimmer ComprasFinanceiro

Em posts passados nós abordamos a remessa e o retorno de arquivos de cobrança bancária. No post de hoje vamos falar sobre um processo também muito importante na gestão financeira da empresa: o pagamento escritural. Mais especificamente, falaremos da remessa de arquivos de pagamento escritural.

Diferentemente da cobrança bancária (contas a receber), antes de gerar uma remessa nós precisamos “preparar” os títulos a serem remetidos para pagamento escritural. Esta “preparação” refere-se à definição de diversos parâmetros necessários ao processamento deste pagamento no banco de destino. Os principais parâmetros são:

– o banco que vai receber a remessa
– a conta-corrente de pagamento
– o tipo de pagamento (fornecedores, concessionárias, tributos, salários, etc.)
– a forma de pagamento (crédito em conta, DOC/TED, boleto bancário, etc.)
– o código de barras, no caso de um pagamento de boleto bancário, tributos ou conta de concessionária)
– detalhes relacionados a guias de tributos sem código de barras (DARF, DARF Simples, etc.)

Para “preparar” um pagamento selecione-o e clique com o botão direito do mouse em Alterar. Na tela de alteração, marque Utilizar Pagamento Escritural e clique nos 3 pontinhos à direita.

A seguinte tela deve aparecer:

Selecione os diversos parâmetros e pronto.

Uma vez “preparados” os lançamentos a pagar, basta selecioná-los e clicar em Exporta Pagamento Escritural para incluí-los no arquivo de remessa.

No próximo post veremos o processamento do arquivo de retorno, fechando o ciclo do pagamento escritural. O arquivo de retorno vai, em última análise, confirmar se cada pagamento incluído na remessa foi aceito pelo banco e, num segundo momento, trará detalhes dos pagamentos propriamente ditos.

Da próxima vez, utilize esta poderosa ferramenta e deixe o SIGE trabalhar por você.

Um abraço,



Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário