chamado@voidcaz.com.br+55 48 4042-2293 facebooktwitter

logo

publicado em:3/09/20 4:53 PM por: Cleiton Zimmer DicaOrdens de Serviço

Você já deve ter visto que o SIGE trabalha com 4 tipos de ordens:
– Ordens de Compra (OC)
– Ordens de Fabricação (OF)
– Ordens de Assistência Técnica (Asstec)
– Ordens de Serviço (OS)

Acredito que já falamos aqui (pelo menos superficialmente) sobre a utilização de ordens de compra (OC), ordens de fabricação (OF) e ordens de assistência técnica Asstec (foi no último post de dicas, anterior ao post de atualização do SIGE). Mas, afinal, para que servem as ordens de serviço (OS)?

As ordens de serviço (OS) servem, entre outras coisas, para controlar o custo de manutenção de equipamentos internos (na linha de produção, por exemplo). E é sobre isto que vamos falar hoje.

Veja como é fácil acompanhar o custo de manutenção dos equipamentos da sua empresa. Se você optar por uma abordagem mais simples, poderá abrir uma OS para todos os equipamentos (ou por cada grupo de equipamentos). Caso você opte por controlar os custos individualmente, você precisará abrir uma OS para cada equipamento. Sugerimos que você abra uma OS por ano (para cada equipamento ou para cada grupo ou ainda todos os equipamentos). Desta forma, você terá um levantamento anual de custos, podendo fazer comparações ano a ano.

De forma semelhante ao que acontece com as ordens de assistência técnica vistas no último post, para cada OS você pode informar o material de estoque utilizado na manutenção juntamente com o número de horas utilizado nestas atividades.

Para abrir uma OS, basta ir no menu Produção e clicar em Ordens de Serviço.

Na tela que se abre, informe no campo assunto o nome do equipamento para o qual você quer controlar o custo de manutenção, informe o centro de custos, a conta do plano de contas e as datas envolvidas.

Na aba Material você lança os itens de estoque usados na manutenção e na aba Mão-de-Obra você informa as horas do colaborador envolvido nas atividades.

Você pode ainda fazer quaisquer anotações pertinentes a este equipamento na aba Ficha.

É bastante simples. Comece hoje mesmo. Caso necessite, peça ajuda abrindo um chamado junto ao nosso Suporte.

Um abraço,



Post Tags


Comentários



Adicionar Comentário